Serviços

Consultoria em Plano de Cargos e Salários

Por que Implantar um Plano de Cargos e Salário por Competência na organização?

A implantação da Política de Administração de Cargos e Salários numa empresa tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus colaboradores. O desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva para os resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse reconhecimento.

A implantação de um Plano de Cargos e Salários é um trabalho que requer Competência e vasto conhecimento técnico especifico do serviço, demandando muito planejamento e cuidado com aspectos políticos relacionados com a cultura da empresa.

Com isso, a diretoria da empresa tem que ter muito claro a importância do trabalho, seus objetivos e suas consequências e que o seu imprescindível aval e legitimidade.

Inicialmente é necessário conhecer a realidade da organização nos aspectos relacionados com os tipos e quantidades de ocupações, organograma, locais de trabalho, políticas e práticas existentes, problemas existentes e demais ações de acordo com a cultura da empresa.

Com esses dados se podem preparar o cronograma do Plano, que deve contemplar as atividades, duração de cada uma e época de realização.

O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais. (SILVA, 2002).

É muito comun encontrar distorções entre a descrição dos cargos e a função exercida pelos membros de uma empresa. Isso ocorre devido a ausência de uma análise detalhada das funções. Para que isso não ocorra, a descrição dos cargos deve ser feita de forma bem pontual, baseando-se nas reais funções dos funcionários. (RODRIGUES, 2006).

Dentre os objetivos desse plano são estabelecidos:

Prever os recursos humanos; Especificar atribuições, definir deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo; Definir as peculiaridades dos cargos; Estrutura salarial; Estímulo, a partir de remunerações, nos empregados, elevando a produtividade.

Um plano de cargos e salários bem elaborador, eficiente e com a devida eficacia, agrega valorização humana, retenção de seus talentos , transmitindo maior confiabilidade aos colaboradores, além da confiabilidade para investimento e obtenção de lucro ao alcançar o objetivo planejado.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Tel. 21-2518-8770/2253-4324

Desenvolvimento: Interligar